fbpx

Massagem, uma aliada para a saúde

Massagem
 
Quando se pensa em massagem vem logo em nossa mente momentos de bem estar e relaxamento. Fato que é justificado pela influência que a massagem tem em nosso organismo. A massagem é considerada uma terapia de alívio e bem estar podendo ser usada a qualquer momento, e em qualquer idade desde que feita com sabedoria e responsabilidade. É uma prática que requer consciência do que se está tocando. Desse modo, entende-se que a aplicação da massagem terapêutica requer do terapeuta uma conduta profissional adequada respeitando a individualidade do cliente, além de noções básicas de anatomia e fisiologia, assim como domínio dos conceitos de variação de pressão aplicada sobre a pele, direção e deslizamento das manobras, região de estímulo e ritmo.
 
 

Os efeitos fisiológicos da massagem, de um modo geral podem ser divididos didaticamente em dois grupos: reflexos e mecânicos:

  1. Os efeitos reflexos são os que se manifestam no âmbito periférico, por exemplo, na pele e nos receptores periféricos que transmitem a sensação de prazer e relaxamento.
  2. Os efeitos mecânicos manifestam-se na circulação sanguínea, tanto no retorno venoso e na circulação arterial, quanto na circulação linfática. Também podem ser divididos em local, por liberação local de substâncias vasoativas; e em geral, quando a massagem é realizada no corpo todo.

Através de estimulação na superfície da pele do corpo, os receptores do toque, pressão, calor, vibração e dor são ativados e estes estímulos são transportados para o sistema nervoso central e autônomo. O toque das mãos associados com as manobras realizadas durante a massagem são capazes de estimular no organismo humano eventos fisiológicos proporcionando ao cliente/paciente conforto e bem estar, desencadeando o aumento da autoestima, da alegria, favorecendo a homeostasia do organismo, ações que são proporcionadas pela liberação dos hormônios moduladores durante a massagem:


Melatonina: Hormônio contra o estresse, regulador do sono e do sistema imunológico.

Serotonina: Neurotransmissor que desempenha um importante papel no sistema nervoso como a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, da atividade motora e das funções cognitivas. Ela regula o humor, é sedativo, antidepressivo e calmante.

Endorfina: hormônio de ação analgésica, estimula a sensação de bem estar, conforto, melhora o estado de humor e alegria. É considerada um analgésico natural que modula a dor. É também considerada levantadora de ânimo reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões.

Oxitocina: É conhecida como o hormônio do amor, mediada pelo toque, pelo calor, pelo olfato, e por determinados sons e luzes. Os efeitos produzidos pela oxitocina são claramente promotores da saúde e do bem estar. Aumenta a confiança, possui efeito antiansiolítico e induz a emoções positivas.

Cortisol: Ocorre também durante a massagem o controle do hormônio cortisol, o hormônio do estresse, levando o cliente ao relaxamento e aumentando os níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.

 

A soma de todos esses fatores é responsável pela sensação de leveza e bem estar após uma massagem, levando o paciente/cliente a ter uma aderência e comprometimento com mais afinco com a terapia manual, fazendo-a ser inserida em sua rotina de atividades diária. Uma forma sem dúvida de eficaz fidelização do cliente/paciente nos centros e clínicas de estética.

 

Referências Bibliográficas

CAMPOS, B.C.P. Ensino da massoterapia: habilidades desenvolvidas na relação fisioterapeuta-paciente. Fisoter Pesquisa. v.16, n.1, p 16-21, 2009.

FOGAÇA, M.C.; CARVALHO, W.B.; VERRESCHI, I.T.N. Estimulação tátil-cinéstésica: uma interação entre a pele e o sistema endócrino. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. v.6, n.3, p.277-283, 2006.

CAMPOS, D.C.F.; GRAVETO, J.M.G.N. Oxitocina e comportamento humano. Revista de enfermagem Referência. v.III, n.1 p. 125-130, 2010.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Meire Botelho

Meire Botelho

Meire Botelho é Professora e Fisioterapeuta especialista em Estética e Cosmetologia
Fechar Menu
×
×

Carrinho