fbpx

A Utilização dos Cosméticos Antioxidantes no Envelhecimento

skin-2341354_1920
O envelhecimento da pele exerce efeitos sobre a vida quotidiana, psicológico e o bem-estar social de um indivíduo. Retardar os processos de envelhecimento da pele, não só ajuda a manter uma aparência mais jovem, mas provavelmente terá efeitos benéficos para a todo organismo.

 

A busca pelo rejuvenescimento facial está cada vez mais precoce e mais ampla e a preocupação com a aparência estética tem aumentado junto com a estimativa de vida do ser humano demonstrando uma diversificação no perfil dos indivíduos que buscam a melhora da aparência.

 

Uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores como responsável pelo processo de envelhecimento é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante de nosso organismo. Tanto no envelhecimento causado por fatores extrínseco quanto nos fatores intrínseco, os radicais livres, desempenham um papel importante, sendo responsáveis por danificar várias estruturas celulares, como DNA, proteínas e membranas, e promoverem fenômenos inflamatórios que parecem desempenhar um papel adicional no envelhecimento da pele.

 

Com o objetivo de amenizar e prevenir os danos causados por esses fatores no tecido conjuntivo, diversas substâncias como Vitamina C, Vitamina E, Coenzima Q10, Idebenone, Silícios Orgânico, entre outros, foram avaliados e demonstraram ser importantes aliados no combate ao envelhecimento cutâneo.

 

A Vitamina C, é um dos antioxidante mais populares e mais utilizados devido a sua eficácia, porém é uma substância instável a exposição ao ar e a radiação UV, por ser uma molécula sensível a luz e ao oxigênio, podendo se tornar inativas em pouco tempo. Segundo SCOTTI (2007), a vitamina C atinge cinco vezes mais a epiderme que a derme, e tem a capacidade de estimular a síntese de colágeno e promover a diminuição dos radicais livres.

 

Segundo Bodgann e Baumann (2008), a Vitamina E mostrou-se eficaz no fotoenvelhecimento e proporcionou efeitos fotoprotetores, o que corrobora com PRIETO (2010) que afirma que a vitamina E é capaz de neutralizar os radicais livres protegendo ativamente as células, mantendo a sua estrutura e sua funcionalidade interrompendo assim, o processo de envelhecimento da pele.

 

Existem poucos estudos sobre a ação da coezima Q10 na pele humana. Estudos in vitro realizado por Bodgann e Baumann (2008), demostraram que a CoQ10 suprimiu a expressão da colagenase que aparece após radiação ultravioleta. Segundo SCOTTI (2007), sua atividade antioxidante se dá através da transferência de prótons da membrana mitocondrial, neutralizando radicais reativos de oxigênio. Porém, BAGATIM (2016), em seu estudo, questiona sua penetração através da camada córnea, devido ao peso molecular elevado.

 

Em um estudo, com aplicação tópica na pele de humanos de uma formulação contendo idebenona, mostrou efeitos positivos na melhora dos sinais do fatoenvelhecimento. Idebenona é popularmente conhecido como um cosmético antienvelhecimento da pele por ser um composto antioxidante comumente comparado com outros antioxidantes como por exemplo a vitamina C, mais eficaz em geral na avaliação global para prevenir o estresse oxidativo do que a coenzima Q10.

 

A ação do Silício Orgânico é pouco conhecida e pouco explorada. O que estudos demonstram é seu importante papel no tecido conjuntivo, o que leva alguns estudiosos a pensar que uma deficiência desse composto pode levar ao envelhecimento precoce. Segundo GARCIMARTÍN, et al. (2014), o efeito protetor do Silício orgânico e sua capacidade de remover radicais livres e consequentemente proteger o organismo é o que previne o indivíduo do envelhecimento.

 

Existem muitas classes de ativos anti ainging, e o uso de antioxidantes nas aplicações em cosméticos e nutracêuticos parece ser promissor para amenizar e prevenir os sinais do envelhecimento. FRIES e FRASSON (2010), afirma que a associação de antioxidantes a outros ativos com diferentes funções é uma tendência do mercado atual para um efeito combinado melhorando e agilizando o resultado estético esperado.

 

No entanto, a melhor forma de combater o fotoenvelhecimento e suas consequências é a prevenção.

 

 

Referência Bibliográfica

BAGATIN et al. Tretinoin-based formulations – influence of concentration and vehicles on skin penetration. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. São Paulo. v. 51, n.1, p. 85-90, 2015.

BOGDANN A.I., BAUMANN, L. Antioxidants used in skin care formulations. Skin Therapy Lett. v.13, n.7, p. 5-9, 2008.

FRIES, A.T., FRASSON, A.P.Z. Avaliação da atividade antioxidante de cosméticos anti-idade. Revista Contexto & Saúde. Ijuí. v. 10. n. 19. 2010.

GARCIMARTÍN, et al. Organic silicon protects human neuroblastoma SH-SY5Y cells against hydrogen peroxide effects. Complementary and Alternative Medicine. v. 14 n. 384, p. 1 – 9, 2014.

GIACOMONI, P.U. Ageing, science and the cosmetics industry.The micro inflammatory model serves as a basis for developing effective anti-ageing products for the skin. European Molecular Biology Organization Science & Society. VOL 6 | SPECIAL ISSUE | 2005.

LI, B.; GE, Z.Q. Nanostructured Lipid Carriers Improve Skin Permeation and Chemical Stabilityof Idebenone. PharmSciTech. v. 13, n. 1, p. 276 – 83, 2012.

ORTOLAN M. C. A. B. Influência do envelhecimento na qualidade da pele de mulheres brancas: o papel do colágeno, da densidade de material elástico e da vascularização. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Paraná, Curitiba, Brasil. v. 28, n. 1, p. 41- 48, 2013.

PRIETO, L. Romper el proceso del envejecimiento cutáneo: activos dermocosméticos. Med Cutan Iber Lat Am. v. 38, n. 2, p. 95 -100, 2010.

SCOTTI L. et al. Modelagem molecular aplicada ao desenvolvimento de moléculas com atividade antioxidante visando ao uso cosmético. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. São Paulo, Brasil. v. 43, n. 2, p .153-166, 2007.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Meire Botelho

Meire Botelho

Meire Botelho é Professora e Fisioterapeuta especialista em Estética e Cosmetologia
Fechar Menu
×
×

Carrinho